quarta-feira, 19 de março de 2014

Algumas histórias da família

Eu já li um artigo que escreve mal sobre as coisas da cultura no reino dos meus antepassados de Funar.  Em Funar a minha mãe é, do lado do pai, geração da Casa Real de Manehi’ak (o seu primo Belchior da Cruz filho de Domingos Baptista de Funar (segundo a tradição a minha mãe considera-o como irmão mais velho, porque os pais dos dois eram irmãos) que guarda a Casa Real de Manehi’ak) e do lado da sua mãe, é geração da Casa Real de Maneka’olik ( o seu primo Profírio do Espírito Santo, filho do irmão da sua mãe, Hipólito do Espírito Santo de Funar) que guarda a Casa Real de Maneka’olik. Enquanto o meu pai da Casa Nobreza de Dato Bamatak. Dato Bamatak tem mais outras pequenas casas sagradas. O meu pai guarda o bastão de Parlamento (se alguém duvidar da existência do bastão de Parlamento é muito bem vindo ver  e verificar com os próprios olhos em Funar). O primo do meu pai Francisco Soares (filho de Carlos Soares de Laclubar-Manelima) e ao mesmo tempo também cunhado (o casamento do primeiro grau) guarda a Casa Real de Manelima.
Em Funar quem governa como rei é a família da minha mãe do lado paterno e agora só do lado materno como Liurai. O Liurai é superior do Dato. Mas o Liurai não interfere na Casa de Dato. Nem tem poder para interferir na Casa de Dato, nos rituais, na “lia mate” ou na “lia moris”. Cada um é independente nas suas rituais. Não podem interferir um ao outro. O Liurai interfere e tem poder a nível da governação do reino. Mas os datos sempre têm poder para influenciar as coisas.
Vou dar quatro exemplos só (porque ainda tem muitos outros exemplos). Primeiro exemplo antigamente houve um para matar a clã de Bubai por parte de Liurai. O meu antepassado paterno estava contra e rejeitou essa decisão em frente de Liurai mas o Liurai também não quis aceitar essa rejeição e mandou matar toda a família do clã de Bubai. Então o meu antepassado paterno foi avisar esse plano de Liurai para a clã de Bubai e mandou fugir em direcção da nossa área de controlo com um código “tete abas” ou seja eles devem ver o algodão no ar e isso significa que eles devem ir por esta direcção porque é seguro. Para ficar eterno esse gesto o lugar onde eles lançaram o algodão no ar fica com o nome “Tete Abas” (que em português significa lançar o algodão para o ar).
Segundo exemplo. Quando o avô materno da minha mãe Liurai de Funar D. José do Espírito Santo morreu, os seus filhos não se entenderam bem sobre a divisão das riquezas. Houve o seu filho, sucessor da posição como Liurai queria acumular mais riquezas do que os outros seus irmãos. Todas as pessoas não podiam fazer justiça para tal situação que tem haver com Liurai. Mas o meu avô paterno (como Grande Juiz Tradicional de Funar e também descendente da Casa Real de Manelima do lado da sua mãe e também descendente da Casa Real de Manehi’ak do lado materno do seu pai) estava contra a vontade do novo Liurai que era o seu próprio compadre. Ele julgou o caso apresentado pelos irmãos do Liurai e pediu para o futuro Liurai distribuísse a riqueza de uma forma justa. No fim, o Liurai aceitou e todos os outros filhos de Liurai D. José do Espírito Santo ficaram agradecidos com o meu avô paterno. Ele sempre julga as coisas como deve ser. Há diferença entre ele com o seu irmão Lucas do Espírito Santo. Segundo me contaram em relação com o irmão do meu avô dizendo que quem apresenta primeiro o caso para ele ou quem o dá algo para ele então seja o que for o problema e seja o que for o seu erro essa pessoa vai ganhar. Enquanto o meu avô não, as pessoas deram coisas para ele para puderem ganhar no julgamento ele não aceitou. Ele sempre disse que ele julga primeiro o caso e só depois do julgamento se as pessoas, mesmo perdendo no julgamento, continuam dar algo para ele então aí que ele aceita. Se as pessoas mudam de ideia, para ele tá tudo bem. As pessoas nunca podem influenciar a sua decisão, seja quem for.
Terceiro exemplo o Liurai Anibal do Espírito Santo em 1975 era responsável da UDT em Funar. Depois do ataque feito pelos simpatizantes da UDT de Laklubar, Soibada, Funar e Fatumakerek para Turiskai (como uma das zonas principais da Fretilin) e a UDT de Funar mandou matar alguns simpatizantes da Fretilin na monte de Lawado em Funar e então a Fretilin fez contra-ataque eles vieram atacar Funar e Laklubar. Eles conseguiram capturar o responsável da UDT de Laklubar, António Moniz da Silva mas eles não conseguiram capturar o responsável da UDT de Funar que era o tio da minha mãe Liurai Aníbal do Espírito Santo porque ele foi esconder na cabana do meu avô paterno e o meu avô paterno mandou o povo para ficar calado e ameaçou o povo para nunca revelar o esconderijo do Liurai Aníbal do Espírito Santo. O povo não tem coragem de opor contra o meu avô. Ficou calado e foi assim os simpatizantes da Fretilin não conseguiram capturar o Liurai Aníbal do Espírito Santo. Como o responsável da UDT António Moniz da Silva tem um filho que era também membro da Comité Central da Fretilin  chamado Diogo Moniz da Silva então a Fretilin libertou o Sr. António Moniz da Silva.
Quatro exemplo o meu avô libertou as pessoas da pena da morte atribuído pelo seu irmão ( o irmão do meu avô também tinha muito poder, a vida e a morte das pessoas possam estar na sua mão) no julgamento tradicional. Quando o meu avô paterno libertou e mandou elas a esconder e proibiu o povo para ficar calado perante do seu irmão. Foi assim que as pessoas julgadas a pena da morte ficaram salvas e os descendentes ainda vivos e até agora eles ficam agradecidos pela salvação do meu avô.
Mesmo na Europa também acontece igual as vezes os nobres, os patrícios podem contestar a decisão do Rei ou podem influenciar as coisas na corte. Em qualquer lado do mundo acho que acontece igual.
Os antepassados do meu pai na sequencia da competição em Aihahi com os antepassados da minha mãe, os antepassados do meu pai deu terreno em Monte de Aihahi, não Monte de Lawado.
A família do meu pai e da minha mãe há casamentos recíprocos. Por isso, a família do pai pode ser umane e ao mesmo tempo fetosan para a família da minha mãe e vice-versa, a família da minha mãe pode ser umane e ao mesmo tempo fetosan para a família do meu pai. Vou dar apenas um exemplo (apenas um exemplo de entre outros exemplos mais). O meu tio, grande Lia Na’in e primeiro katuas do concelho de ancião e conselho de Suco de Funar e ao mesmo tempo Lia Na’in de Laklubar na separação de Laclubar da paroquia de Soibada e na cerimónia da fundação de Laklubar como paroquia e também na inauguração da Igreja de Laclubar, o saudoso Isidro Mateus (da Casa de Dato Bamatak) tem uma irmã que é casada com o meu tio Mateus do Espírito Santo (filho do irmão mais velho do pai da minha mãe da Casa Real de Manehi’ak). Segundo a tradição isso quer dizer que Isidro Mateus (Dato Bamatak) é umane e Mateus do Espírito Santo é fetosan(Casa Real de Manehi’ak). Mas cuidado! Não devem julgar logo assim. Porque o casamento em Timor não é algo particular de cada indivíduo, não! O casamento em Timor tem relação com a Casa Sagrada. Algo comum para todos que vieram da mesma casa sagrada. Então porque eu disse que devem ter cuidado, é porque a minha mãe vem da Casa Real de Manehi’ak. O meu pai considerado como irmão mais velho do meu tio Isidro Mateus (porque os dois pais são irmãos, é o costume de Timor) é casado com a minha mãe que vem da Casa Real de Manehi’ak (o pai da minha mãe é irmão mais pequeno do pai do tio Mateus do Espírito Santo). Isso quer dizer que o meu pai é fetosan para o tio Mateus do Espírito Santo. O casamento recíproco entre a família do meu pai e da minha mãe não para só aqui. Ainda há outros casamentos entre a família da minha mãe e do meu pai. Então nessa situação ninguém pode ser só umane nem só fetosan. Então segundo a tradição e costume timorense em geral nessa situação considera-se que o meu tio Isidro Mateus é umane (por causa da sua irmã) mas ao mesmo tempo é fetosan (por causa do meu pai). Porque o assunto de casamento não é assunto particular mas é um assunto que tem relação com a casa sagrada (Mama Fatin). Por isso não pode haver o sentimento de superioridade nem inferioridade. O meu tio Isidro Mateus não pode sentir superior ao tio Mateus do Espírito Santo nem inferior. Porque ele pode ser umane e ao mesmo tempo fetosan. O tio Mateus do Espírito Santo também igual não pode sentir inferior nem superior ao meu tio Isidro Mateus porque ele pode ser fetosan mas ao mesmo tempo umane. Ainda por cima há mais outros casamentos entre a família do meu pai e a família da minha mãe. Então o que eles ( a família do meu pai e da minha mãe) concordam entre eles é quando há “lia” na família do meu pai, a família do meu pai é umane e a família da minha mãe fetosan. Quando há “lia” na família da minha mãe, a família da minha mãe é umane e a família do meu pai fetosan.

Qualquer pessoa que contra essas minhas ideias em cima só pode mostrar três coisas. Ou ignorante da História ou arrogante, ou tem intenção para nos dividir e destruir a minha família.  Antigamente os governantes dividem os reinos para puderem governar e essa ideia (dividir para governar), agora, as pessoas podem usar de uma forma mais sublime. Tenham cuidado! E para enfrentar essas pessoas, devemos reunir caso há alguma desconfiança ou dúvida que possa surgir entre nós. Para falar e esclarecer as coisas abertamente e cara a cara com toda a verdade.