quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Lisboa

Lisboa,
onde eu passei nas estradas cheias de gente
de carro, de autocarro, de comboio, de metro, das grandes casas de tipo antigo e moderno onde a arquitectura da cidade começou de novo por Marquês de Pombal.

E de sorriso, de amizade, da fraternidade dos homens ocupados
das meninas lindas, dos bons amigos, dos velhos e velhas carinhosos e carinhosas
onde o povo, pelo seu gesto, cumprimentou “Bem Vindo” à cidade.

Lisboa,
onde eu fiquei admirado por ver a grandeza do mosteiro dos Jerónimos onde encontrei a campa do meu admirado poeta Luis Camões,
e como recordação imortal da memória inesquecível,
uma fotografia ao lado dele foi, é e será sempre um momento emocionante.

Lisboa que tem o rio Tejo
O lugar onde os Descobrimentos passaram por aí e marcado por um monumento aos Descobrimentos e onde me emocionei muito por ver o mapa da minha terra e as terras que foram encontradas.
e no alto da torre de Belém vi a Grande ponte Vasco da Gama que regista para sempre um dos grandes navegadores do mundo.

Através da ponte 25 de Abril lembrei-me de Lisboa, onde a liberdade se restaurou na mesma data no ano 1974 pelos cravos vermelhos lindos na ponta da espingarda, na coragem de um povo, na esperança de uma vida melhor onde se transformou Portugal num dos países democráticos no mundo.

E o vento da liberdade soprou até às colónias
Uma delas foi a minha terra onde o sol se vê primeiro e terra de sofrimentos, de luta pela conquista de uma vida digna.

Lisboa onde nas ruasda cidade mataram o silêncio pelo direito da autodeterminação
e das vozes que gritam para parar as ondas da violência em Setembro negro de 1999 que levou a minha terra - acabou de nascer como um país independente no mundo.

A tristeza e a alegria,
A lágrima e o sorriso,
onde Lisboa sempre foi a cidade que sabe e sentiu bem
o sentido de luta de um povo massacrado.

Tudo começou em Lisboa - a história da minha terra.

Lisboa onde se situa a praça do Rossio, o aqueduto das Águas Livres, o estátua de Cristo Rei, a Basílica da Estrela, o Teatro de S. Carlos, o planetário, a Calouste Gulbenkian, o Palácio Nacional de Belém, o Centro Comercial das Amoreiras, o Centro Cultural de Belém, o arquivo nacional da Torre do Tombo, o aeroporto da Portela de Sacavém.

Por isso Lisboa onde eu afinal encontrei um mundo preservador de cultura,
de história, de ciência, da arte, da religião, e da moda na humanidade.

NB: Escrevi este poema na minha primeira visita a Lisboa no mês de Agosto de 2006.
Eu estava muito contente por visitar Portugal naquela altura por isso escrevi este poema.

Sem comentários:

Enviar um comentário