terça-feira, 17 de maio de 2011

As mulheres timorenses também podem governar?





Eu já ouvi muitas pessoas dizem que nos países em vias de desenvolvimento, as mulheres são vulneráveis e são tratadas discriminatoriamente comparando com os homens. A liberdade das mulheres é limitada. As mulheres não podem participar na vida política, social e religiosa. Afinal essas acusações não são totalmente verdadeiras. Mas também não são totalmente erradas. Cada caso é um caso.
Concordo que em todo o mundo há sempre discriminação racial, religiosa e género. Isso acontece também em Timor-Leste. Mas o que certo é nós estamos sempre a procurar melhor maneira de reduzir e de acabar com qualquer tipo de discriminação.  Mas há sempre coisas e funções diferentes entre homens e mulheres na família e na sociedade. O mais importante nós (homens e mulheres) devemos colaborar uns aos outros nas tarefas nas famílias e numa comunidade. Nós, homens, devemos ver as mulheres como parceiro da vida e vice-versa.
Na comunidade antiga de Timor-Leste, acreditamos que as mulheres são sagradas. Há uma expressão em Timor que diz: Feto Maromak.  Este tem significado as mulheres são deusas. Isso porque? Ora, em Timor antigamente a religião era animista. Acreditamos no poder da natureza; a montanha, o mar, o rio, as pedras, as florestas e acreditamos no poder das almas dos antepassados, etc.
Em todo o território de Timor há sempre casas sagradas. Casa sagrada é uma casa que guarda os objectos sagrados e que habitam nas coisas sagradas os antepassados sagrados. Cada clã tem a sua casa sagrada e as pessoas antigamente agrupam-se num reino. Apesar Timor é uma ilha tão pequena mas antigamente havia muitos reinos. Num reino havia muitas casas sagradas e entre casas sagradas haviam casas sagradas de Liurai (Rei em Português) e de Dato (Nobre abaixo do Liurai).  Hoje em dia por vários motivos já não existem reinos. Mesmo assim em cada freguesia ainda se encontram estrutura social tradicional. Ainda existem Liurai e Dato.  
Os timorenses dividem as casas sagradas em dois tipos. Casa sagrada Loro(em tétum), na minha língua idate chama-se Ada Lelo e casa sagrada Rota que se traduz para a minha língua é Ada Ua ou em tétum Uma Rota. Casa sagrada Lelo é que tem função guardar os objectos sagrados, habitam os antepassados sagrados, fazem-se ritual da vida, do casamento, colheita e da morte neste casa sagrada. Todas as clãs podem ter essa casa sagrada para organizar as suas vidas como estão mencionados em cima ( ou por exemplo para orar antes de semear as hortas e ou depois de fazer colheita, cerimónia da morte, cerimónia do casamento, etc).
Agora num reino, antigamente, havia sempre classe social superior que era Liurai e Dato. O liurai e o dato além de ter casa sagrada Lelo, tinham também casa sagrada Ua. As casas sagradas Ua tinham como função de governar o povo. O liurai(Rei) tinha função como chefe de um reino. O dato tinha função na área da justiça e da guerra. Na minha crença tradicional estas casas sagradas Lelo ou de Liurai ou de Dato ou mesmo uma casa sagrada Lelo com uma classe social abaixo do Liurai ou do Dato e ou de qualquer geração nós consideramos sempre que a casa sagrada Lelo é uma casa sagrada Mulher. O nome da casa sagrada é considerado também com o nome Casa Sagrada Mulher.  Enquanto nas casas sagradas de Dato e de Liurai consideramos que casa sagrada Lelo é mulher e casa sagrada Ua é homem. Os dois devem estar sempre unidos.
Acontece que nos reinos antigos de Timor já havia as mulheres que governavam o reino como rainha. Por exemplo Rainha de Camenassa (Camenassa) como se podem verificar na fotografia em cima e no reino de Funar que já foi governado por uma rainha que também se podem verificar num documento em cima com número 35.   Estes documentos e fotografias da Rainha de Suai têm datas diferentes. 
Estes dois reinos eram dois dos reinos mais antigos que existiam em Timor. Então isso para dizer o que? É simplesmente isso para dizer que as ideias de algumas pessoas que pensam que as mulheres não podem governar ou as mulheres em Timor eram muito discriminadas desde tempos antigos não são totalmente verdadeiras. Mas eu não posso dizer também que não há discriminação ou mau trato para as mulheres. Porque sim, existe a discriminação e mau trato para as mulheres feitos por alguns homens. Tem muitas factores que podem levar um homem a praticar violência contra a sua mulher. Esse situação também tem a ver com a educação de cada pessoa, situação económica, a mentalidade, atitude, o ambiente, etc. 

2 comentários:

  1. Muito interessante Hercus! Gostaria de saber mais sobre o papel das mulheres na cultura tradicional Timorense...

    ResponderEliminar
  2. Desculpa por não ter visto esse comentário. Sim, se tiver qualquer coisa pode-me enviar uma mensagem. Está aqui o meu email: funar2003@yahoo.com

    ResponderEliminar