quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Hierarquia da Sociedade Timorense





Eu não concordo com afirmação do Affonso de Castro que diz que se o escravo que obtém a liberdade pertence a um homem do povo, passa de escravo à segunda classe da sociedade mas, se ele pertence à primeira classe, o escravo passava, de um momento para o outro, a nobre.

Para a minha cultura e no reino de Funar esta declaração é totalmente falsa. Um escravo ou um homem livre nunca pode ter estatuto social igual ao dato ou ao liurai. Há sempre limitações. Há sempre diferença de tratamento sócio-cultural entre os escravos/homens livres com os datos/os reis. Os escravos/homens livres nunca podem ser iguais aos datos ou aos liurais. Eu vou dar um exemplo que podemos ver claramente essa diferença. Numa cerimónia ritual do reino ou numa cerimónia ritual da casa sagrada dos datos ou dos liurais, os escravos e os homens livres nunca podem sentar juntamente com os datos ou os liurais na mesma linha. Há sempre uma distância bem longe com os homens livres e enquanto os escravos não podem entrar para a casa sagrada dos datos e dos liurais. 


Isso enquanto eu falo em relação com as cerimónias rituais tradicionais das casas sagradas dos datos e dos liurais.

Para mim como ser humano e como cristão eu penso que nós os seres humanos somos iguais. Devemos ter igualdade de tratamento da sociedade. Isso sem dúvida.

Mas em relação com as casas sagradas, eu mesmo faço parte da classe social dos datos e dos liurais(família da minha mãe) eu não posso autorizar uma pessoa livre e um escravo entrar na minha casa sagrada (do pai) ou na casa sagrada da minha mãe. Porque não é a mim que não autorizo mas a casa sagrada é que não autoriza essas pessoas a entrar, a sacralidade da casa onde guarda os objectos sagrados e onde habitam os antepassados é que não autoriza. Os antepassados da casa sagrada dos datos e dos liruas é que não autorizam. Eu também tenho medo deles. Eu não posso quebrar as regras para permitir uma outra pessoa que não é da mesma classe social pode entrar na minha casa sagrada.

Em Timor ou pelo menos no reino de Funar as pessoas quando entram na casa sagrada dos datos ou dos liurais também já sabem se a sua classe social permite para possam entrar na casa sagrada dos datos-dos liurais ou não. Porque elas também têm medo se elas não fazem parte da classe social dos datos ou dos liurais então elas automaticamente já sabem e têm medo de entrar na casa sagrada dos datos ou dos liurais. Elas já sabem que elas não podem entrar.

Eu estou a escrever assim simplesmente por razão do sagrado da casa sagrada não pela minha vontade. É para clarificar esta declaração do Affonso de Castro. Talvez ele pudesse encontrar essa realidade nos outros reinos. Mas no reino de Funar e na maioria dos reinos que eu conheço acho que não. Não há essa mudança de classe social como ele referiu.

Mas como ser humano temos que ter consciência que somos iguais perante a lei de Deus e a lei do Estado. A diferença só existe enquanto estamos perante as cerimónias ou os rituais tradicionais sagrados das casas sagradas. Porque em Timor ainda há essa prática das cerimónias e rituais tradicionais sagrados. Só nesses momento é que há diferença entre nós timorenses agora na vida social-político-económico todos nós somos iguais. 


Sem comentários:

Enviar um comentário