quarta-feira, 29 de junho de 2011

Oração de Santo Inácio





Na casta tradicional antiga timorense a família do meu pai era conhecida como guerreiro e juiz foi assim que eu gosto muito da ordem religiosa da Companhia de Jesus. Santo Inácio era um guerreiro nobre do país basco   que converteu e mudou a sua vida e serviu para a Maior Glória de Deus (Ad Maiorem Dei Gloriam) mas mais do que isso eu gosto mais na sua bela oração. Uma oração de total entregue ao Deus. Porque no mundo tudo passa, as coisas vêm e vão, mas Deus existe sempre. Confio sempre em Deus. Hoje eu posso tornar pior e amanha eu posso tornar melhor ou vice versa mas o que certo é Deus existe sempre e eu sempre ponho a minha total confiança em Deus. Só Deus é que pode tirar a minha fé Nele. Sou apenas um ser humano simples que tenho pontos positivos e negativos como os outros seres humanos mas mais do que isso com minha fragilidade  como ser humano eu acredito em Deus. 






O meu melhor oração de sempre

Oração de Santo Inácio

1. Tomai Senhor e recebei
Toda a minha liberdade,
A minha memória
E o meu entendimento,
Toda a minha vontade
E tudo o que eu possuo.
Vós mo destes,
A Vós o restituo.

2. Tudo é Vosso: disponde
Pela vossa vontade.
Dai-me apenas, Senhor,
O Vosso amor e graça,
Que esta me basta,
Que esta me basta.

Eu procuro traduzir isso para tetum
Orasaun husi Santu Inácio
1.      Na’i foti no simu ba
ha’u-nia liberdade  tomak,
ha’u-nia memória,
no ha’u-nia matenek,
Ha’u-nia hakarak tomak
No buat hotu ne’ebé maka ha’u soi
Ita-Boot maka haraik mai ha’u
No ha’u fó fila hikas ba Ita-Boot.
2.      Buat hotu Ita-Boot nian: lori halo tuir
Ita-Boot nia hakarak.
Haraik de’it mai ha’u, Na’i,
Ita-Boot nia domin no
Ita-Boot nia grasa,
Tanba domin no grasa Ita-Boot nian de’it to’o ona mai ha’u!

Tradusaun husi Hercus Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário