Entre 55 reinos antigos que existiam em Timor(alguns desses reinos agora fazem parte ao Timor Ocidental-Indonésia), havia 12 reinos
que foram reinados por Rainhas baseando nesse documento com data 28 de
Fevereiro de 1815. Estes reino são:
6.
Alas : Por Rainha Coronela D. Liberata da Costa
8.
Erimera?
9.
Samoas: Por
Rainha Coronela D. Guimar de Amal
17.
Bibleo : Por Rainha D. Mariana da Costa
18.
Luca: Por Rainha D. Ana do Amaral
25. Laclo: Por Rainha Coronela D.
Rosa de Carceres
28. Dotte: Por Rainha D.
Catharina de Carceres
32. Laycore: Por Rainha D. Ana do
Rosário
34. Bibiluto: Por Rainha Coronel
D. Isabel de Carvalho da Silva
35. Funar: Por Rainha Coronela D.
Esperança dos Santos Pinto
36. Elaco: Por Rainha D. Vicente
da Costa
47. Lavantuca: Rainha D. Lourença
Gonçalves
Em Timor as casas sagradas é que
dão legitimidade de reinar como Liurai (Rei) ou Dato (um grau honorífico logo abaixo do Rei). Existem duas casas sagradas importantes de Liurai e de Dato que são
casas sagradas de Rota e e Loro. O Liurai e o Dato cada sempre tem essas duas casas sagradas.
A casa sagrada de Rota com função
para governar um reino ou um conjunto de população. A casa sagrada Loro com função
de fazer ritual de casamento, da morte, mais outros rituais sagradas importantes
da vida ou da morte.
Normalmente a legitimidade de
reinar como Rei ou Dato além de ter legitimidade por possuir rota (símbolo de
reinar) mas sobretudo por ter a casa sagrada Loro o poder sobrenatural muito
forte e sagrado de todas as outras casas sagradas.
Eu conheço pelo menos uma casa
sagrada Loro em que uma mulher a tomar responsabilidade de guardar as coisas sagradas da casa sagrada Loro ( essa mulher era a avó do meu pai). Ela guardava uma lulik liurai Manelima.
Muito, muito antigamente o reino de Funar reinava 8 sukus. Por influências exteriores alguns sukus deixaram de fazer parte para o reino de Funar. Mais tarde já no reinado de D. José do Espírito Santo (o avô materna da minha mãe) que separou Fatumakerek e entregar o ao seu sobrinho muito amado António de Oliveira a governar. Fatumakerek em si por causa da guerra no tempo da Indonésia eles separaram-se alguns foram viver em Soibada, outros em Seurtulan. Funar e Fatumakerek já são dois sukus diferentes mas culturalmente nós somos um só e somos unidos para sempre porque somos de um só sangue.
Por isso a minha conclusão é que quando se fala sobre a discriminação do poder político entre homens e mulheres em Timor-Leste deve ter um certo cuidado. Devemos procurar o porque isso existe. Não concordo que todos se falam e se referem só como a causa é a cultura.
Muito, muito antigamente o reino de Funar reinava 8 sukus. Por influências exteriores alguns sukus deixaram de fazer parte para o reino de Funar. Mais tarde já no reinado de D. José do Espírito Santo (o avô materna da minha mãe) que separou Fatumakerek e entregar o ao seu sobrinho muito amado António de Oliveira a governar. Fatumakerek em si por causa da guerra no tempo da Indonésia eles separaram-se alguns foram viver em Soibada, outros em Seurtulan. Funar e Fatumakerek já são dois sukus diferentes mas culturalmente nós somos um só e somos unidos para sempre porque somos de um só sangue.
Por isso a minha conclusão é que quando se fala sobre a discriminação do poder político entre homens e mulheres em Timor-Leste deve ter um certo cuidado. Devemos procurar o porque isso existe. Não concordo que todos se falam e se referem só como a causa é a cultura.
Porque tenho quase uma certeza
absoluta que a cultura original de Timor valoriza a igualdade entre homens e
mulheres. Até dá mais uma certa protecção e privilégio para as mulheres. Mas por várias razões a discriminação acontece
hoje em dia por falta de educação, formação, informação, cultura invasor e por
circunstâncias da vida. Por isso para combater esse tipo de discriminação acho
que devemos voltar a nossa raiz cultura, fazer educação cívica por estado e
organização não governamental e a Igreja Católica.
Conheço bem Funar. Lá coloquei como professor Armindo Soares Mariano, quandoTimor era ocupado por Portugal.
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