terça-feira, 17 de agosto de 2010

Estou a pensar sobre possibilidades em mudar curso de direito para o curso de antropologia.  Então porque é que estou a pensar a mudar do curso? 




Eu vou responder de uma forma livre. Não por nenhuma ordem alfabética, cronológica nem por causa da importância. Mas estou a responder conforme as coisas surgem automaticamente na minha cabeça.




Pronto, estou a pensar a mudar o curso de direito para o curso de antropologia porque eu já não passei o ano no curso de direito. Significa que para tirar o curso de direito eu preciso ficar estudar durante cinco anos. Mas mesmo assim  eu ainda não tenho certeza se eu vou passar sempre as cadeiras durante próximo cinco anos. Eu gosto muito do direito mas eu não tenho nenhuma base nessa área. Todo é novo para mim. Por isso se falhar mais uma vez então eu perco logo a bolsa do governo timorense.

Agora porque é que estou a pensar estudar antropologia. Porque em vez de eu estar a tirar um licenciatura seria melhor faço um mestrado. Ainda por cima, eu tenho conhecimento prévio nessa área quando eu estava a estudar num colégio dos jesuítas em Balide-Dili. Aliás naquela altura eu tive sempre boas notas nessa área. O meu professor era Professor Romeu que actualmente exerce cargo como chefe bancada do CNRT no Parlamento Nacional de Timor-Leste. Eu não tenho nenhuma dúvida para dizer que eu era bom aluno nessa área. Mais do que eu era o aluno mais confiante daquele professor. Além disso se eu fazer mestrado em antropologia, eu posso escrever coisas sobre cultura de Timor. Eu tenho contactos com os anciões da minha terra, os lia-nain, os dato, os liurai, as pessoas sábios da minha terra que no fundo eles todos são os meus familiares que eu tenho respeito deles e eles também têm respeito por mim e eu falo sempre com eles no meu tempo livre. Por isso eu conheço muitas histórias, culturas e costumes dentro da minha comunidade. Então isso será vantajoso no meu processo de elaboração da tese.

Eu sei que se um timorense conseguir tirar curso de direito cá em Portugal, ele vai ter uma boa vida no futuro em Timor, ou seja ele vai ganhar bem. Mas estou eu a pensar mais profundo, o que significa ganhar bem? Qual é o mais importante na vida ganhar bem ou viver feliz? Pois afinal na vida é importante viver feliz na vida. A riqueza não garante nada para uma pessoa possa viver feliz e até a riqueza possa levar uma pessoa viver mal na vida. O que é que garante para uma pessoa viver feliz na vida é fazer aquilo que ela gosta mais na vida; ajudar a sociedade onde ela está integrada; auto-realização; fazer algo que traz auto-satisfação, ajuda auto-estima; algo que ajuda ela evoluir fisicamente e psicologicamente.


















Para mim todos os cursos têm a sua relevância numa sociedade. Por isso se eu puder fazer mestrado em antropologia seria melhor porque eu também gosto das coisas de cultura; gosto da antropologia; eu posso estar cá em Portugal só durante dois anos; eu posso ir ao Timor depois de um ano do estudo. Eu posso escrever coisas sobre a minha cultura porque a minha comunidade é muito rica da cultura; tem muitas coisas para pesquisar e para escrever e para relatar; eu posso ajudar pessoas que têm interesse em fazer pesquisa na área de antropologia em Timor. Pois eu já ajudei explicar coisas da minha cultura para algumas pessoas que foram lá a fazer pesquisa. Eu já ajudei muitas outras pessoas que escrevem coisas sobre Timor. Além disso eu posso ensinar na Universidade Nacional de Timor Lorosae. Eu não tenho nenhuma dúvida para dizer isso. Porque Universidade Nacional de Timor Lorosae precisa professores nessa área.  Eu tenho muita certeza que com mestrado em antropologia eu posso ter futuro em Timor-Leste. Por isso se eu puder fazer mestrado em antropologia seria melhor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário